4/18/2012

Que tipo de amigo você é?


Para os meus amigos, tudo.
Não sei o que seria de mim sem eles. Desse caminho, muitas vezes desastroso, sem eles.
E de verdade, eu não consigo aceitar que alguém não cuide de um amigo como se cuidasse de um tesouro ou de si mesmo. Até mais que isso.
Compreender que o seu amigo precisa de você ,sobretudo, para o que ele não conta que precisa- e muito. Mas é exatamente assim que funciona.
Amizade é feita na maior parte do tempo de códigos secretos. O meu olhar que tudo diz quando eu não falo. O gesto que me revela quando eu não encontro a palavra. O meu silêncio que grita.
Existem muitas formas de dizer ” eu estou aqui “. E o outro sempre sabe quando é isso que você diz de verdade e não da boca pra fora. Amizade não é obrigação, é amor. E como todo amor, exige cuidado , manutenção e doçura.
Talvez eu demonstre raiva para poucas coisas nessa vida, como eu demonstro por um amigo ingrato. Ando exausta de quem trata um afeto dedicado como se tratasse  uma daquelas correspondências que nem se lê porque sabe que é bobagem e joga no lixo.
Não existe melhor sensação do que a de segurança e reciprocidade. Amizade é isso! E ao contrário de outro tipo de relação , resiste ao tempo , a distância e as dificuldades de uma forma bem mais tranquila, porque é um tipo de amor que não se perde numa cobrança barata ou numa insegurança sem sentido.
A presença ( não necessariamente física ) de um amigo é aquilo que me faz acreditar que nunca posso reclamar da vida completamente. Sou amada apesar da minha imperfeição.
Um amigo sabe do que preciso. Sabe o que me aflige e como fazer para que o peso disso não se compare ao que seria na solidão. Um amigo me deixa livre pra SER e SENTIR sem restrições. Sua bronca, ainda que  firme,  não me faz sentir um monstro sem conserto.
Rica ou pobre, alegre ou triste, feia ou bonita, me sinto importante e parte fundamental dessa vida que se confunde com a minha e encontra justamente nisso, uma fonte constante de alegria e satisfação.
Eu sei pra onde correr  e sinto muito por quem não sabe. Eu sei onde posso me encontrar e tenho pena de quem acha que pode se encontrar no supérfluo e de quem acha que a alegria é uma garrafa de champanhe - amizades de verão, ocasião ou interesse.
Poucas coisas me dão tanta tranquilidade que a certeza dos grandes amigos que tenho e da grande amiga que sou – ou que tentei ser.
Não se engane. O tipo de amigo que você é me diz muito mais sobre você que qualquer coisa que você faça ou possua. O tipo de amigo que você é, revela a sua alma e a seu valor.
E você ? que tipo de amigo você é?


Escrito em 2010 

4 comentários:

  1. É sempre bom ler seus textos prima...criando sempre uma reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Sou do tipo leal e verdadeira.Sou muito amiga e ñ meço dificuldades para ajudar um amigo, pena que nem todos tenham comigo essa mesma considerção.Mais continuo achando que devemos ser como somos verdadeiras sempre e ñ se importar com oq os outros nos fazem.Nossa essencia é oq de mais lindo temos.@fonsecasrosa

    ResponderExcluir
  3. adorei Fabiana
    texto espetacular
    beijos Lucia

    ResponderExcluir